Deliberações: 34

Quem tem convicção no coração não precisa falar muito; levanta cedo e começa a fazer.

“Então, à noite me levantei, e uns poucos homens, comigo; não declarei a ninguém o que o meu Deus me pusera no coração para eu fazer em Jerusalém. Não havia comigo animal algum, senão o que eu montava.” (Neemias 2.12)

Há quem diga: “não é o tempo; há quem diga: calma!”. E também há quem afirme: “faça! Já deveria ter começado”. Sempre há alguém para recorremos quando estamos em um momento de decisão, que exige um posicionamento, uma postura e até mesmo uma quebra de vínculo. É difícil, mas é necessário discernir quem nos orienta com honestidade, que nos passe um relatório verídico e sem “boas intenções” fingidas para não nos frustrar, com receio de perder amizade e crédito conosco. É assim quando dependemos de homens para começar algo. Mas quando é o Senhor que nos dar as coordenadas¹, Neemias nos dar o exemplo a ser seguido. Não necessita buscar juízes ou consultar conselheiros, pois certamente perverteram o propósito que Deus colocou em nosso coração. Neemias começou, acordou cedo e sem causar nenhum tumulto, iniciou o que Deus colocou em seu coração. Ele não precisou de uma comitiva grande, levou com ele poucos homens e a ninguém contou o que estava no seu coração, até que bradou – Disponhamos-nos e edifiquemos. E começou a boa obra!­

[1] Cuidado! Não estou dizendo que tudo que há no seu coração foi Deus que colocou; isso precisa ser avaliado com a sinceridade e verdade de suas experiências com Deus, e baseado nos critérios bíblicos – perceba no contexto do livro de Neemias. Neemias vai a Jerusalém reconstruir os muros, em circunstâncias feitas por Deus, e a mando de Deus. Lembre-se que o coração é enganoso (Jeremias 17.9) e que ele pode ser subvertido pelas nossas paixões e a egolatria.
Deixe um comentário

Crie um site ou blog no WordPress.com

Acima ↑

